Resenha: Castlevania Temporada 1

DO QUE SE TRATA?

Castlevania é uma série de jogos de terror no estilo plataforma (como Super Mario Bros) onde a família Belmont (e aliados) invade o castelo do Drácula que dá nome ao jogo tendo por objetivo livrar o mundo do vampiro mais famoso da literatura.

Estreando na era 8 bits no Nintendinho (NES) em 1986, o jogo carrega toda a estética do terror vitoriano, inclusive contando com as aparições de outros monstros como o de Frankenstein, lobisomens, esqueletos, mortos-vivos e tudo mais que a literatura de terror do fim do século XIX poderia oferecer, a história da batalha dos Belmont contra Drácula vem atravessando gerações de jogadores e de consoles, estando presente na maioria dos videogames já lançados até hoje.

A ANIMAÇÃO DO NETFLIX:

A série produzida pelo Netflix em forma de animação nos trás o enredo do terceiro jogo da franquia, Castlevania III: Dracula's Curse (1989/1990), onde o vampiro retorna (novamente) e estende a maldição de seu castelo a toda a Europa.

Muito bem adaptada, a narrativa protagonizada por Trevor Belmont nos leva através de cenários obscuros e cheios de referências aos games da franquia, principalmente quando um personagem em especial é revelado no último episódio.

Aliás, a luta de Trevor contra esse "vilão" faz muitas referências aos movimentos desses personagens nos games. E o mais importante: a história não só é fiel ao videogames como também completa várias lacunas que haviam sido deixadas na narrativa, afinal de contas, não era fácil contar uma história complexa nos games da geração 8bits, pois na época tudo que se tinham eram textos e poucos pixels.

REFERÊNCIAS COM CONTEXTO, NADA É GRATUITO!

Confesso que o meu maior medo enquanto fã da franquia era que a história fosse apenas uma colcha de retalhos de referências, caindo no abismo sombrio das adaptações ruins de videogames, uma maldição pior do que a do Dracula e que assola as histórias adaptadas de games desde sempre. Mas decididamente, Castlevania não é o caso sendo para mim uma das melhores transposições desta mídia para a tela comum já feitas.

Comentários

Veja também:

Artigos populares