Brasil - um estado de excessões.


Vivemos num estado de exceção, mas não confunda com o termo jurídico, pois não há ameaça a constituição (que interesse aos poderosos) ou mesmo agressão estrangeira. A exceção da qual estamos falando aqui é aquela que faz a regra.

Não entendeu? O Brasil é que nem crase: a regra é simples, clara e objetiva, o que dificulta são as exceções. E vamos citar aqui alguns exemplos:

O BRASIL É UM PAÍS DEMOCRÁTICO, SALVO EXCEÇÕES:

Está escrito em algum lugar nos tomos jurídicos que o Brasil é um país democrático. A não ser, é claro, que essa democracia toda afete os interesses burgueses/oligárquicos. Aí, uma pedalada tem um preço e a corrupção ativa tem outro. Não, não é tudo crime. Tem exceção: principalmente quando você comete o crime em nome de uma elite privilegiada.

NO BRASIL A LEI É PARA TODOS, SALVO...

No Brasil crime é crime, lei é lei... Salvo exceções. Se você for branco, filho de alguém importante pode ter helicóptero de cocaína ou mesmo ser preso com centenas de quilos de maconha. Agora tenta ter miligramas de qualquer droga, ser preto e pobre pra você ver. No Brasil a polícia é para todos, mas o tratamento nos Jardins não pode ser o mesmo da periferia.

NO BRASIL EXISTE LIBERDADE DE EXPRESSÃO...

Todo mundo tem liberdade de expressão, a não ser que defenda minorias, a não ser que você fale contra os interesses daqueles que realmente mandam, que você afete aqueles que não são regra, pois estão acima dela. Se afetar interesses, a censura é aplicada de forma pesada, mesmo que ela seja exceção.

NO BRASIL EXISTE LIBERDADE DE RELIGIÃO:

Você é livre para exercer a religião que quiser, desde que ela não seja contra os grande líderes religiosos que hoje em dia estão juntos com os políticos ou até mesmo são políticos. Se for de matriz a africana então, esqueça a liberdade de religião. Se apoiar gays, se vier da áfrica, se não tiver "livro sagrado", deixa pra lá.

A verdade é que o ditado diz que a exceção faz a regra, mas no Brasil de verdade a regra é a exceção.

Comentários

Veja também:

Artigos populares