Uma carta a você que é "contra" os direitos humanos


Você que é contra os direitos humanos, vem cá. Vamos bater um papo franco? Sem julgamentos? Sem juízo de valor?

Eu sei que você venceu na vida com seu próprio esforço, que ninguém passou a mão na sua cabeça quando cometeu falhas, muito pelo contrário. Talvez sido punido até mais severamente do que deveria.

Sei também que muita coisa lhe falta, mas que o pouco que você conquistou foi muito mais caro do que foi pra outras pessoas.

Mas isso não significa que todo mundo tenha que passar pelo que você passou.

Talvez você entenda que os Direitos Humanos vão contra o conceito de justiça porque você sobreviveu a todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém, que você aceitou na pele as consequências dos seus enganos.

Mas pense bem, talvez nem todo mundo seja tão forte quanto você.

Talvez você tenha sobrevivido a fome, ao abandono, a violência. Talvez isso tenha te tornado forte e você não precise do governo, da polícia, ou da justiça.

Talvez você até mesmo prefira que essas instituições não interfiram na sua vida, afinal de contas elas nunca estiveram lá quando foi necessário no passado, e agora você entenda que elas só te atrapalham.

As pessoas podem ser fracas. Elas podem ser carentes e precisam de ajuda. Os direitos humanos podem não servir pra você, mas servem para aqueles que talvez não tenham a sua força, a sua coragem.

Ah, vou ter que dizer: os direitos humanos não "defendem" bandidos.

Eles defendem pessoas que não têm condições de lutar por si mesmas, injustiçadas, sem poder de reagir sozinhas, e isso inclui famílias de policiais assassinados, inclui população carente, gente que é na verdade vítima dos bandidos.

Talvez as pessoas que você conheça como representantes dos direitos humanos não te agradem, ou representem ideologias ou alinhamentos políticos dos quais você discorda.

Mas os direitos humanos não são feitos de pessoas. Eles não pertencem a nenhuma religião, partido ou grupo que coloque "direitos humanos" em seu nome.

Eles são uma ideia que surgiu na humanidade depois do mundo ver muitas guerras onde pessoas inocentes sofreram dores emocionais e físicas incalculáveis. E essa ideia existe para que isso nunca mais aconteça novamente em nenhum lugar do mundo.

Você não precisa ser de esquerda para apoiar isso, não precisa ser ateu ou comunista. Para apoiar os direitos humanos. Para defender os direitos das outras pessoas, o direito a dignidade e a felicidade, basta ter a noção de que o aquilo que te causa sofrimento também causa sofrimento no outro...

... e apoiar a ideia de que ninguém deveria ter de sofrer.

Comentários

Veja também:

Artigos populares