Freud explica Um Lugar Silencioso


O cinema de terror/suspense tem nos surpreendido nos últimos anos, afinal de contas a velha fórmula dos sustos ao estilo jump scare, e até mesmo os efeitos especiais para abusar da dimensão gore da estética dessas narrativas talvez já não sejam mais suficientes para levar o público que realmente aprecia cinema para as salas. Mas o que faz de "Um Lugar Silencioso" (2018) um ponto fora da curva nesse gênero?

Quando falamos de Storyteling uma das técnicas mais eficientes de se criar uma narrativa é através de um universo que tenha regras bem estabelecidas,

e isto é construído de forma magistral no longa.

A intenção dos filmes de terror/suspense é manter a atenção do expectador criando tensão através do medo. E quando temos regras bem estabelecidas para a caça aos protagonistas, mecânica básica dos filmes de terror, Um Lugar Silencioso se utiliza dessa faceta para nos prender a trama.

O expectador se vê preso por entender o que está em jogo a cada ação e por saber as consequências de uma falha do protagonista a cada cena.

O filme também acerta ao alinhar a construção dos personagens as regras deste universo.

Quer algo mais tenso do que uma criança surda num universo onde monitorar o som é algo essencial? E que tal termos um bebê recém nascido neste mesmo lugar? Pense apenas então na premissa básica de não poder gritar ou correr (sem ruídos) diante de um monstro?

Além disso o roteiro combina muito bem essas características dos personagens com o ambiente onde eles estão inseridos.

É importante destacar ainda o cuidado que a produção teve ao transmitir essa tensão através dos momentos em que o som é primordial criando uma imersão fabulosa para o expectador.

Mas nem tudo são flores.

Apesar de todos esses elogios, a solução para o conflito do filme é um tanto deus ex machina assim como a conexão entre várias situações ao longo da narrativa.

Há vários outros questionamentos óbvios que ficam sem resposta ao longo da projeção nos levando a crer que o roteiro poderia ter deixado menos furos, principalmente tendo um universo tão bem construído como este.

Comentários

Veja também:

Artigos populares