Por que nos sentimos tão cansados?


Você conhece bem essa história: segunda-feira 10h da manhã e você já está com sono, cansado e sonhando com a sexta feira. Estou enganado?

Acontece que segundo uma crítica literária e historiadora da medicina britânica Anna Katharina Schaffner este sentimento é, de certa forma, patológico conhecido em suas formas mais graves como síndrome de "burnout" sendo fruto do rítmo acelerado do mundo moderno.

Isto acontece quando a mente não consegue relxar estando num estado constante de atenção, mesmo nas horas de lazer. Segundo a autora isto acontece porque muitas vezes temos jornadas extensas de trabalho que muitas vezes não se interrompem mesmo nas horas de lazer.

Além disso, o estresse despertaria em nossos cérebros a mesma reação que temos quando estamos em perigo, levando a um desgaste físico e mental imensos.

A solução para este mal moderno seria saber a hora de desligar. Nada de checar e-mails ou ficar de olho no grupo de trabalho do WhatsApp nas horas de folga. Praticar exercícios também ajuda!

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Veja também:

Artigos populares