Freud Explica Vingadores Guerra Infinita


Sem dúvida, Vingadores Guerra Infinita é um dos maiores filmes de super-hérois já feitos, afinal a escala de tudo é titânica, e falamos aqui dos vilões, dos heróis reúnidos, do custo de produção e da construção deste universo e da saga em si. Mas por que essa história está batendo tantos recordes de bilheteria e pagando com folga todo o investimento feito na produção?

Vamos falar aqui de aspectos óbvios, e de dimensões psicológicas desse filme que talvez você não tenha se dado conta. Começaremos pelo básico:

O FAMILIAR GERA MAIS IDENTIFICAÇÃO

A Marvel vem trabalhando seus personagens desde Homem de Ferro (2008) quando começou a construir um universo que preparava o espectador para o que viria agora. Um universo interconectado com personagens que foram explorados ao longo dos anos em diversos filmes.

Por isso não só quem curte os quadrinhos da Marvel se importa em ver todos os personagens que estão em tela, mas quem apenas consumiu os filmes já tem identificação o suficiente com os personagens para se empolgar.

UMA AMEAÇA QUASE FATAL

Outra coisa que gera identificação com os personagens é o fato do público temer por eles. É muito difícil o expectador pensar que o personagem está em risco em filmes de super-heróis, isto é, quando se têm criaturas com poderes (as vezes literalmente) divinos fica difícil achar que estes personagens podem morrer.

No entanto, foi preciso trazer um vilão com poder de mudar a realidade para que os personagens possam sofrer consequências cabais de seus atos, apesar de a gente saber que em história de super-herói nada fica do jeito que está por muito tempo...

FUGINDO DO VILÃO CLICHÊ (MAIS OU MENOS)

E o que falar desse vilão que quer salvar o universo? Não você não leu errado.

Thanos, após ver o que aconteceu com seu planeta natal, se vê compelido a buscar as joias do infinito para assim reduzir a população do unvierso pela metade e assim impedir que a super-população o destrua. Sim, parece coisa tirada de teoria de conspiração envolvendo os illuminati e a Nova Ordem Mundial, mas é um plot bem melhor do que um ser composto de "mal puro" que simplesmente quer destruir tudo sem motivo.

MAS TEMOS PORÉNS:

A história continua sendo um cinema pipocão com o objetivo de entreter a família. O final é corajoso, isto é, se nos atermos a este momento específico da história, e interpretarmos esse filme de forma singular. Porém, continua sendo um filme de super-heróis de um universo despretencioso (exceto nos lucros), que com certeza vai desfazer muitas das coisas que são vistas nesse longa. Mas isso não é ruim, afinal isso é objetivo dessa saga, continuar existindo pra sempre, ganhando Bilhões de dólares e entretendo a família por muitos anos.

Discordo de quem disse que o filme é alguma espécie de "evolução dramática" do Universo Marvel, afinal de contas, as coisas devem voltar a ser o que eram nos próximos filmes. Mas que souberam colocar o expectador na ponta da cadeira ao ver os personagens que amam correr um risco um pouco maior do que estão acostumados, isso é fato.

De qualquer forma, Vingadores Guerra Infinita é etretenimento garantido para toda a família.

Comentários

Veja também:

Artigos populares