A assombrosa psicologia de Hereditary


As histórias de fantasia, ou seja, todas aquelas narrativas que alteram nossa concepção de mundo inserindo conceitos que não existem no nosso universo possuem um grande desafio quando querem ser cativantes: inserir elementos fantásticos sem perder a imersão do expectador.

Sim, histórias de terror também são histórias de fantasia, o que muda é a forma como ocorre o encontro entre o personagem e o fantástico. Só que no subgênero do terror esse encontro geralmente não é bom.

Segundo o quadrinista Alan Moore o segredo para manter a ilusão e consequentemente a imersão do público é inserir personagens com alma na sua história, isto porque se a reação ao evento, por mais absurdo que ele seja, for real você consegue enganar o expectador e assim manter a imersão.

Bom, este é o caso de Hereditary, uma narrativa que chega bem perto de fazer o que o cinema de terror tem tentado nos últimos anos que é reproduzir o impacto de filmes como "O Bebê de Rosemary" (1959), "O Exorcista" (1974) e até mesmo clássicos instantâneos da contemporaneidade como "A Bruxa" (2015).

De certa forma, seguindo o conselho de Moore é possível criar uma boa história a partir de qualquer princípio narrativo, o que este filme faz trazendo bons pontos de virada, como um que acontece no meio do filme que consegue ser chocante sem ser "gore", e principalmente trazendo personagens complexos e multidimensionais com a exceção, é claro, do personagem de Alex Wolf (Peter).

Excetuando o final da narrativa, o filme consegue ter um terror discreto que beira ao "psicológico" nos levando a questionar a sanidade dos personagens envolvidos, alimentando uma paranoia que nos deixa preso a cadeira do cinema ansioso pelo desenrolar dos conflitos.

E a pesar da conclusão da história não deixar dúvidas sobre o que está acontecendo com os personagens, ela prefere executar um clássico (não um clichê, deixemos claro) dos filmes de terror ao invés de optar por uma solução mais previsível e moderna. O que me agradou.

De fato, para os amantes de terror, Hereditary acabou de entrar para a lista dos filmes imperdíveis de 2018. Assista!

Comentários

Veja também:

Artigos populares