Cities: Skylines é melhor que SimCity (2013)?


Lançado em 2015 pela Paradox Interactive, casa responsável por títulos de simulação como Europa Universalis, Cities Skylines é tido pelos fãs de simulação de construção de cidades como o "sucessor moral" da franquia Sim City da falecida Maxis, inventora do gênero que arrebatou o mercado de games de simulação nos anos 90/2000 sob o comando criativo do genial Will Wright.

VÁCUO NO MERCADO.

Após o "fracasso" (se é que podemos dizer assim) do reboot da franquia Sim City 2013 devido aos fãs criticarem o tamanho do mapa disponível para simulação e a necessidade de se manter online para jogar, houve uma brecha no gênero o que pode ter rendido a oportunidade para a empresa que começou o desenvolvimento de um jogo nos moldes do ótimo Sim City 4, no entanto, com recursos mais modernos como mapas em 3D.

BOM RECEBIMENTO.

O jogo foi bem recebido pelos fãs do gênero, principalmente por disponibilizar para os jogadores mapas muito (muito mesmo!) maiores do que os do reboot de Sim City, e trazer de volta vários elementos clássicos da franquia, como as linhas de transmissão elétricas e a rede de distribuição de água e esgoto, elementos ausentes no reboot da Maxis.


No entanto, na minha opinião, na época do lançamento, o design do jogo era meio tosco e os recursos pareciam ser "mais do mesmo" quando comparados ao clássico Sim City 4, só que dessa vez os mapas eram 3D, e todo o carisma da Maxis nos textos e demais interações do jogo havia se perdido.

PORÉM COMEÇARAM A SAIR MAIS E MAIS ATUALIZAÇÕES E O JOGO FINALMENTE GANHOU ESPAÇO NO STEAM COMUNITY DANDO POSSIBILIDADE PARA MODS INCRÍVEIS

Até o momento eu preferia o reboot da Maxis, pois apesar dos mapas realmente serem menores, a profundidade da simulação era muito maior. No Sim City de 2013, por exemplo, era possível editar prédios como escolas, delegacias e etc, adicionando novos módulos permitindo assim melhor gerenciamento dos serviços da cidade.


Isso sem falar da possibilidade de gerenciar empresas de petróleo, internet, e outras com um nível de detalhe nunca antes visto na franquia.

Porém com os mods, as possibilidades de Cities Skylines ficaram literalmente infinitas e o índice de rejogabilidade deste título se tornou incalculável. Já há vídeos de jogadores usando ferramentas de modificação para recriar cidades do mundo real com um nível de detalhes nunca visto antes na história das simulações de cidade, mesmo quando a franquia de Sim City ainda era 2D.


Com as modificações hoje é possível alterar desde a textura de prédios a veículos e até mesmo a forma como eles circulam pela cidade. Recriar trens e outros transportes públicos de lugares turísticos do mundo inteiro, isso sem falar nas várias expansões oficiais lançadas pela produtora do jogo.

ENTÃO QUAL É O MELHOR?

Infelizmente, foi triste ver a franquia Sim City agonizar. A maxis ainda tentou sobreviver disponibilizando um modo offline pro jogo, mas isso foi bem depois do lançamento tumultuado por servidores lotados e bugs na conexão que impediam o jogador de se divertir com o jogo que ele tinha pago pra usar.

Depois com o lançamento de Cities Skylines e seus mapas gigantes, a franquia ainda resistiu com a simulação mais profunda, dando aos jogadores uma experiência diferente do que era oferecida por Cities Skylines. Mas os mods foram o último prego na tampa do caixão.

Portanto, se você é fã de simuladores de cidades, mas não joga desde a franquia antiga de Sim City, não perca tempo. Se está na dúvida entre o reboot de Sim City e o Cities Skylines compre este último sem medo de errar. O jogo está disponível atualmente para PC, Mac e Linux e costuma entrar em várias promoções do Steam. Nos consoles ele está disponível no PS4 e no X-Box One.

Leia também:

Comentários

Veja também:

Artigos populares