Sobre Silvio Santos, autoridade e holografias


Recentemente o apresentador Silvio Santos vem sendo acusado pela grande mídia (ou seja, a internet) de ter assediado ninguém menos do que a cantora (e mãe de família!) Claudia Leite. Em pouco menos de três minutos, o apresentador que é tido como um gênio da comunicação no Brasil teria ofendido, assediado e constrangido a artista diante dos milhares de expectadores do SBT, emissora que parece decididamente focada em se envolver em polêmicas. Mas precisamos refletir sobre algumas coisas:

1. NÃO EXISTE PUBLICIDADE NEGATIVA.

Antes de ligar nosso alerta de indignação, que aliás, é tido como um dos sentimentos que mais gera cliques na publicidade, precisamos lembrar que um presidente recentemente foi eleito ao manipular sentimentos como ódio, medo e a própria dita indignação. E fez isso de uma forma (malignamente) genial, mas que, ao que tudo indica, só a história (se esta ciência ainda existir no futuro) vai explicar com exatidão.

2. "NOTICE ME SENPAI"

E recentemente os apresentadores da TV do Silvio Santos parecem estar desferindo desinibidamente vários elogios ao governante eleito. Além de terem se envolvido numa grande polêmica ao trazer de volta dos porões da Ditadura Militar um dos maiores bordões televisivos da época, que remete uma das piores fases do regime admirado por ninguém menos que o nosso presidente eleito.

No entanto, esse comportamento perturbador do apresentador que já foi um dos mais queridos da TV vem de muito antes da ascensão do movimento bolsonarista. E segue impune e questionado apenas por "civis" que pouco podem fazer a respeito... Bom, pelo menos até agora.

3. O QUE DENOTA QUE SILVIO SANTOS É UMA HOLOGRAFIA DO BRASIL.

Vivemos num país que, aparentemente está sedento por autoridade. Mas não é qualquer tipo de autoridade, mas sim uma que assuma e se responsabilize por "consertar" tudo que há de errado com a nossa "sociedade de excessos". Lembrando sempre que o que o brasileiro muitas vezes quer é consertar o "excesso" do outro enquanto o seu é autenticado.

Silvio Santos é um homem branco, rico, poderoso e impune que impõe sua liberdade a todos aqueles que se aproximam o suficiente para engolir suas piadas de mau gosto e seu comportamento bizarro sem ter o poder de questionar, ou até mesmo de "vazar fora", como queria Claudia Leite que infelizmente ficou refém da situação e, porque não, da autoridade do apresentador.

Portanto não é difícil a gente pensar que homens brancos, ricos e poderosos continuarão impunes no nosso país nos próximos anos, exercendo sua autoridade histórica sobre suas vítimas que não poderão fugir desse contexto. Ou seja, Silvio Santos é atualmente uma holografia do Brasil, ou seja, um sujeito (ou objeto) que é parte de um sistema, mas ao mesmo tempo representa-o em sua totalidade.

Comentários

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares