Dividir a psicologia em "castas" a torna mais burra


É infantil essa "divisão" que as vezes se faz na psicologia entre as vertentes cognitivas/neurológicas e os que bebem pensadores clássicos como Freud. Na física não tem briga entre os "newtonianos" e "einstenianos", isso porque ambos foram relevantes em seus contextos.

Einstein não "descartou" Newton.

Ele o expandiu, completou, aperfeiçoou. Da mesma forma que as ciências neuro/cognitivas podem fazer isso com a clínica psicanalítica, por exemplo. Todo mundo iria sair ganhando.

Acho que descartar por completo a fundação da clínica psicológica, que inegavelmente nasceu com a psicanálise, é tão estúpido quanto dizer que a clínica psicanalítica se completa em si mesma e pode descartar a estatística e a fisiologia.

Quando você estuda Freud e a psicanálise vê que nos escritos iniciais ele tentou recorrer a fisiologia, 

até porque era médico. Mas não havia aparato teórico pra sustentar isso naquela época. Por isso ele mergulhou na filosofia, antropologia e outros. Ele fez o que podia com os recursos que tinha.

Mas por outro lado isso não é motivo para o terapeuta que hoje tem acesso a essa informação negligenciá-la de forma deliberada.

Comentários

Veja também:

Artigos populares