Por que não podemos respeitar Bolsonaro


Desde pequeno minha nobre mãe me ensinou a "me dar o respeito", e isso se faz através da educação, dos bons costumes, ou seja, o modo de se portar, falar e me referir a outras pessoas. Isso significa, em resumo, que se você quer respeito tem que resepeitar.

Eu nunca respeitei a figura de Bolsonaro.

Enquanto pessoa, o nosso atual presidente nunca foi flor que se cheirasse. Com discursos misóginos, racistas, xenofóbicos, homofóbicos (todos de forma bem aberta) o deputado Jair Bolsonaro nunca causaou boa impressão.

Mas por um tempo eu cometi o erro de não criticar de forma pessoal nosso presidente, até pelo respeito que eu tenho pelo cargo, pelos eleitores e pela democracia, que apesar de suas falhas ainda é o sistema mais eficiente de governo que conhecemos até o momento.

Mas quando o próprio presidente não respeita o seu cargo, não há mais por que se poupar.

Bolsonaro ascendeu ao poder firmando uma imagem de "outsider", ou seja, uma peça fora do jogo político, da velha política, apesar de estar ironicamente se beneficiando de um mandato de deputado há 27 anos.

Mas essa figura de pessoa de fora do jogo político o levou a, como dizem seus eleitores, "falar o que pensa", o que na minha humilde opinião pode ter sido uma estratégia até inteligente (tendo em vista o cenário trágico da psicologia do brasileiro médio), mas que não funciona muito bem quando você efetivamente assume o cargo de presidente, um cargo que carece de habilidades de mediação e sobretudo de um extremo bom senso, o que parece faltar no excelentíssimo.

E como sabemos, sinceridade nunca foi desculpa pra ofender os outros... Ou destruir a imagem de um país.

Baseados na máxima "a verdade dói", muitas pessoas alegadamente sinceras acreditam que, por estarem sendo sinceras, têm a autorização para ofender as pessoas gratuitamente. Porém, ao ser "autêntico", Bolsonaro não arrasta apenas sua própria imagem para o lixo, mas sim a imagem da nação que, infelizmente, o elegeu.

Portanto, Bolsonaro não merece respeito e deve ser antagonizado de todas as formas possíveis.

Não nos esquecendo, é claro, de toda a cortina de fumaça que suas declarações geram, não podemos mais tolerar as declarações absurdas do presidente como quebras de protocolo, ou apenas "opiniões polêmicas" sob o risco de confirmamos a opinião que se tem de que o mesmo representa um sentimento oculto do brasileiro médio. Um sentimento oculto na própria fundação do país, que, ao que parece sempre foi preconceituosa, elitista e entreguista.

Mas esse não é o meu Brasil. Mas sim o país de quem se cala e consente com os crimes verbais cometidos por esse monstro. A qual país você pertence?

Comentários

Veja também:

Artigos populares