Psicologia Preta: Procurando ferramentas comportamentais (behavioristas) para a clínica!

 


Como muitos sabem, no meu perfil do Twitter a gente escreve bastante sobre psicologia preta, principalmente referenciado a autoras negras brasileiras como a importante Neusa Santos e Virginia Bicudo, esta última aliás, uma das pioneiras da psicanálise no Brasil. 

Porém me chamou a atenção que até o momento só encontramos referências brasileiras em psicologia preta na clínica que são voltadas para a psicanálise, uma prática correlata mas que não pertence diretamente ao campo da psicologia. 

Aliás, se você tem curiosidade em saber quais as diferenças entre a psicologia e a psicanálise nós temos um vídeo onde falamos sobre o assunto que você pode conferir abaixo:

Porém, ao se falar de psicologia comportamental com aplicação clínica não encontramos referências a psicologia preta.

Exceto uma pesquisa que citamos num texto sobre preconceito automático (que você pode conferir aqui), são raras as referências brasileiras sobre psicologia comportamental voltada para a psicologia preta. Portanto estamos pesquisando ferramentas que possam ser aplicadas por psicólogos comportamentais no sentido de ajudar ainda mais pessoas negras que procurem terapia.

Continue lendo nosso blog que a partir de agora passa a ter atualizações maios frequentes sobre assuntos diversos. Se você tem interesse em psicologia preta deixe um comentário aí em baixo.

Quer saber o que é essa tal de psicologia preta? Que tal dar uma olhada nesse outro vídeo?

Comentários

Veja também:

Artigos populares