O que são relações de poder?

Descrição da imagem: crianças brincando de cabo de guerra.

Recentemente publicamos no Twitter um texto falando sobre relações de poder onde a gente falou um pouco sobre o assunto:

Eu falo muito sobre relações de poder aqui. Mas você sabe realmente o que é isso? Relações de poder acontecem quando queremos algo que depende da vontade do outro através das relações sociais.  Tudo que fazemos depende na nossa capacidade de superar a vontade das pessoas a nossa volta. Mas qual o impacto e o significado disso na sociedade?

Há ferramentas para mediar nossas relações. 

A política é uma delas, e aqui a gente não fala de política partidária, mas sim de negociar relações sociais. É até por isso que autores como o economista Paul Krugman dizem que "tudo é política".

Para os Marxistas toda relação de poder passa pela questão da sua classe social e o papel que você ocupa nos meios de produção. Ou seja, dependendo da sua classe social você tem mais ou menos chance de fazer sua vontade valer mais do que a do outro.

Porém para o filósofo Michel Foucault as relações de poder ultrapassam as camadas sociais alegando inclusive que as relações de poder afetam os corpos no sentido de que toda relação, todo contato humano, seria de certa forma uma relação de poder

Essa é uma visão que é expandida na obra de Achille Mbembe a "Necropolítica" que nos mostra que as estruturas do poder determinam inclusive quem tem o direito de viver e quem "merece" morrer. Estruturas essas atravessadas pelo racismo.

O tema do meu livro que foi apresentado no evento da Amazon na Flip de 2018 é ser um romance que ilustra como funcionam essas relações de poder na sociedade Brasileira. Leia uma amostra:

Enfim, meu objetivo nas redes é estimular a consciência social em quem me lê, afinal nos situando social e historicamente temos mais chance de nos mobilizar contra a violência, a desigualdade social e o racismo.

Comentários

Veja também:

Artigos populares