A plutocracia brasileira

 

Descrição da imagem: fotografia de mãos contando moedas em preto e branco.

A cultura pode ser entendida como um conjunto de comportamentos característicos de um povo. Ela define sua forma de agir consigo e com os estrangeiros. Em países não colonizados ela é construída através do tempo, com guerras, acordos e até mesmo mudanças climáticas ou migrações. Agora, na cultura da colônia a fundação de uma pátria pode se dar numa reunião a portas fechadas onde poderosos decidem partilhar aquilo que não é deles, e fundam sobre uma base de sangue uma suposta sociedade que muitas vezes é apenas uma máquina de extrair capital.

É estranho porém perceber que mesmo depois de quinhentos anos uma nação ainda continue a ter em sua cultura as bases da exploração sobre a qual foi criada.

Quem acompanha o noticiário político atual pode perceber que nos governantes do nosso país nunca houve o intento de governar, mas sim de tal qual os colonizadores perpetuar a cultura de explorar o máximo possível as riquezas dessa terra e eliminar de fato qualquer obstáculo que interponha no caminho para este objetivo. Sejam esses obstáculos índios, donos originais da terra, se é que podemos usar o termo "dono" para uma cultura tão diferente da nossa, sejam as pessoas de ancestralidade negra cujo genocídio é tanto carnal quanto cultural e porque não espiritual, não há pudor em explorar e matar. A política no Brasil é mais que uma profissão, é um meio de vida para estes parasitas que enriquecem aos custos da morte alheia.

No passado era o pau Brasil, depois o ouro e outros metais preciosos, hoje é a verba e o lucro.

Da mesma forma em que naquela reunião a portas fechadas que descrevemos, senhores estrangeiros decidiam como pilhar o Brasil, hoje em pleno Século XXI se vazam áudios de banqueiros que se vangloriam de serem consultados sobre as decisões econômicas do governo do país, ou vê-se a luz do dia absurdos como orçamentos secretos, processos desenhados especificamente para assaltar os cofres públicos. Tudo isso na maior naturalidade. Eles nem se importam mais em fechar a porta.

Isso porque somos uma plutocracia.

Na plutocracia o poder nunca foi nem será do povo, mas sim daqueles que detém o poder monetário. E num país que um voto de um deputado ou juiz tem preço tabelado dá pra pensar em justiça mesmo que seja social? Com governantes que agem pensando no próprio bolso sendo guiados por quem verdadeiramente os alimenta, ou seja, os bilionários oligarcas, chega a ser inocente pensar que nosso país foi feito para nós. Não. É uma máquina de fazer dinheiro para poucos, muito poucos, a custa do nosso sofrimento e preferencialmente do nosso sangue.

Comentários

  1. É lamentável. E infelizmente são eles que decidem. Hoje assisti um telejornal falando da consequência da alta inflação. Mas em nenhum momento falou sobre a causa.

    ResponderExcluir
  2. Se ao menos nós tivéssemos consciência, Se tivéssemos esta clareza escrita por você, talvez não votássemos neles pra legislar, julgar e governar nossas vidas. Mulheres , Negros e pobres somos maioria, mas homens, brancos ricos ou ligados aos empresários ricos são maioria dos eleitos. Porquê????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares