Não existe possibilidade de não pensarmos numa psicologia preta.

 


Não existe possibilidade de não pensarmos em uma psicologia preta. Não porque a psique de uma pessoa negra é diferente, ou precisa de atenção especial.

Primeiro que é necessário considerar que toda a nossa sociedade foi construída sobre bases racistas, como bem explica o @silviolual o racismo não é processo social, ele é parte da sociedade.

Segundo que toda ciência que é fundada dentro de uma sociedade vai herdar estruturas delas. E a psicologia e práticas como a psicanálise não estão isentas disso. Portanto, é sim necessário um realinhamento ético de certas teorias e filosofias. Fanon explica.

Terceiro que, sem esse realinhamento a própria psicologia pode se tornar instrumento de reprodução de estruturas sociais opressoras. Sim, o psicólogo mal treinado pode ajudar a adoecer ainda mais pessoas cujo sofrimento psíquico está atrelado ao racismo. Neusa Santos ilustrou.

Quarto e último fato é que toda a ciência ocidental é isso, por mais neutra, mais idônea que tente ser, ainda pode desconsiderar formas de cultura e conhecimento que não pertencem aos seus núcleos hegemônicos de produção de conhecimento. Isso tá mudando, a passos curtos, mas tá. 

Comentários

Veja também:

Artigos populares