Como manter a saúde mental em tempos de crise

Estados mentais são processos naturais que geram comportamentos que possuem funções fisiológicas e sociais para responder a situações específicas. Por exemplo: Se especula que as emoções talvez tenham sido a primeira forma de comunicação entre seres, tendo por fim dar ao bando informações como a necessidade de se proteger diante do perigo através de comportamentos como sons e expressões faciais, e etc.

O medo portanto não é só uma preparação do corpo para reagir ao perigo, mas também uma forma de alertar aos seus semelhantes próximos que um perigo se aproxima.

Porém, somos seres extremamente simbólicos que ainda carregamos reflexos comportamentais que podem não condizer com perigos simbólicos. A ansiedade clínica é um exemplo de quando reagimos fisiologicamente com o comportamento de luta e fuga diante de um perigo simbólico.

Tudo isso pra dizer que também há uma dimensão estética da saúde mental. O bem-estar mental talvez seja também um produto, um ideal vendido pelo capitalismo.

Há momentos em que o comportamento correto é sim o medo, é a ansiedade e até mesmo o sofrimento. Já dissemos que saúde mental não é sobre parar de sentir, é sobre conseguir compreender e aceitar suas reações diante de estímulos reais do mundo.

Diante de tantas notícias ruins e até mesmo tragédias pessoais temos que entender nossos processos de luto, de sofrimento. Temos que aceitar que estar com medo é uma reação adequada a questões como insegurança social ou financeira.

Isto é, se esse medo não for paralisante. Mas sim, um gatilho para reagirmos a situação, seja tomando atitudes quando for possível, ou mesmo recorrendo a ajuda.

Então a resposta curta para "como manter a saúde mental em situações de crise" é que aceitar e entender nossos comportamentos diante desses eventos é muito mais saudável do que achar que não devemos nos comportar assim ou deixar de sentir as coisas.

Comentários

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares