Por que não devemos demonizar a psiquiatria

Talvez, mesmo com todos os avanços, o Brasil tenha um péssimo histórico em relação a cuidados psiquiátricos. Mas não devemos demonizar esse tipo de cuidado que é necessário e importante, mas vou explicar melhor:

Sim, somos o país do holocausto manicomial e que ainda tem uma cultura institucional extremamente focada na autoridade médica.

Porém também somos um país onde a dificuldade de acesso a estes cuidados que repito, são extremamente necessários, acaba criando toda uma cultura paralela. Uma cultura de abuso ou no mínimo mal uso de medicamentos psiquiátricos.

Já ouvi relatos de pacientes graves que conseguiam ver profissionais de psiquiatria duas vezes POR ANO, e ainda assim conseguiam receitas para fazer medicações pesadas como se fossem de "uso contínuo".

Não vou entrar aqui no detalhe de qual medicamento é feito pra usar de forma contínua ou não. Mas é flagrante que o manejo de qualquer medicamento tarja preta precisa ser feito com o acompanhamento médico. E isso deveria ser senso comum, mas não é.

Medicações psiquiátricas quando usadas da forma correta podem sim melhorar substancialmente a vida das pessoas com transtornos. 

Claro, apoiadas pela psicoterapia e outras intervenções das diversas áreas da saúde pessoas com questões graves podem chegar a levar uma vida comum.

Por isso, imploro a vocês. Não parem de tomar medicações psiquiátricas por conta própria. Não comece a tomar um medicamento psiquiátrico porque um amigo te deu uma cartela. Sobretudo, não tenha medo de consultar um profissional da psiquiatria.

A psicologia e as suas diversas intervenções terapêuticas por si só e em grande parte dos casos podem sim, sozinhas, ajudar a resolver muitas questões. 

Mas um bom profissional de psicologia sabe que há muitos casos que precisam da intervenção médica.

O atendimento multidisciplinar seria o formato ideal de atendimento para qualquer situação de crise.  Com todos os profissionais colaborando entre si e respeitando suas visões. Tenho experiências muito legais em situações assim e o resultado é incrível.

Este texto foi originalmente publicado no Twitter:


Comentários

Veja também:

Artigos populares