Reaprender o tempo das coisas
Descrição da imagem: Captura de tela do jogo "Project Zomboid" para computador (PC). Uma pessoa negra usando cabelo cortado a estilo Mohalk sentada no chão de uma cozinha lendo. |
Até por que no mundo dos jogos e das redes sociais todas as interações geram uma angústia que nos faz querer uma resposta instantânea. O condicionamento operante aplicado na mecânica dessas ferramentas é feito justamente para isso. Pra prender nossa atenção.
Daí eu fiquei super interessado quando descobri que nesse game você pode ganhar novas habilidades lendo, mas que, assim como na vida real, isso é uma atividade que pode demorar dias (no tempo do jogo, é claro).
Quem nunca abandonou uma leitura ou outra atividade devido a essa ânsia por uma resposta imediata? As coisas dão trabalho, elas levam tempo. Como já disse antes, a gente precisa aprender mais com as culturas africanas que falam sobre isso.
Tempo para pensar não devia ser um privilégio como a sociedade dá a entender. Há uma cultura da culpa pelo lazer, pelo ócio. Uma glorificação doentia do burnout. Até mesmo máquinas que são feitas de ferro precisam parar para manutenção. É ilógico pensar que nós não.
- Texto originalmente publicado no Twitter. Clique aqui pra acompanhar a discussão em tempo real).
Comentários
Postar um comentário
Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!