Resenha de Oradores dos Sonhos - uma história que traz mágica pro mundo real

Capa do livro. Uma paisagem azul com um castelo contra um céu amarelado.

Escrever literatura de fantasia no Brasil pode ser um desafio ainda maior do que publicar um romance. Com um mercado dominado por editoras que ainda sustentam um formato de mercado anacrônico que muitas vezes não incentiva a formação de novos leitores, e praticamente renega a formação de novos escritores, ver obras como a de Oghan publicada da forma tradicional é algo que pra mim traz esperança.

E talvez o grande tema dessa obra seja esse: esperança.

Conhecendo um pouco da histórica do autor, bem como sua carreira sólida no mundo editorial é interessante ver o quanto ele consegue nesse texto tratar de temas tão complexos de forma leve utilizando-se de sua verdadeira "magia narrativa" para subverter papéis sociais que são fontes de opressão no Brasil real. E é daí que surge esta questão do simbolismo da esperança.

Boas histórias são aquelas que conseguem imprimir no leitor o sentimento de que aquelas pessoas descritas em suas narrativas poderiam ser reais, e fazemos isso através de suas reações que têm o poder de causar empatia no leitor. Oghan nos convence desse mundo mágico, trazendo a esperança como uma forma de mudar o mundo a nossa volta, e isso é um feitiço que podemos aprender nesse texto, trazendo a magia da obra para a vida real.

Pensar histórias positivas envolvendo protagonismo negro, é quebrar um clichê nefasto.

Não há necessidade de discutir aqui a importância do protagonismo negro em obras de fantasia, ou em qualquer forma de entretenimento. No entanto, muitas das vezes essas obras mesmo que carreguem protagonismo, arrastam consigo uma espécie de prazer sádico em ver pessoas negras em sofrimento. E talvez seja essa uma das principais qualidades do texto de Oghan, que vai diretamente contra esses clichês que são na verdade a reprodução de estruturas sociais racistas.

Uma obra de fácil leitura, mas que estimula a imaginação do leitor.

A mecânica do universo de Oradores dos Sonhos é intuitiva e de fácil compreensão, porém assim como nas grandes obras, carece de um esforço imaginativo do leitor, uma perícia que talvez a gente abandone na infância ao sermos ensinados que o "lúdico" seria algo tolo. O autor nos remete a essa capacidade imaginativa fazendo associações estéticas, e desafiando o leitor em suas descrições, fazendo com que este que te escreve tivesse que parar algumas vezes a leitura para contemplar em sua mente a forma das criaturas e paisagens descritas, o que torna a experiência da obra ainda mais completa estendendo o entretenimento proporcionado para além da própria leitura.

Disponível nas maiores lojas digitais de livros do Brasil, a versão física pode ser encontrada por um preço bem camarada.

As dificuldades que o mercado editorial brasileiro contemporâneo impõem podem dificultar a vida dos autores independentes e das editoras menores, já que com tiragens de tamanho reduzido, as vezes um preço competitivo pode ser quase impossível. Porém esta deliciosa obra pode ser encontrada geralmente por preços extremamente acessíveis no site da própria editora (clique aqui que geralmente costuma ser mais barato), ou nas lojas de livros mais famosas do Brasil. 

Segue abaixo nosso link para a compra na Amazon:

Comentários

Veja também:

Artigos populares