Pensamentos sobre a psicanálise enquanto ciência e ferramenta da psicologia

 

Imagem: "pink freud", montagem da internet.

Depois de anos pesquisando sobre o assunto, lendo Freud, estudando TCC e neurociências eu cheguei a convicção, e esta é uma convicção pessoal, de que a psicanálise é sim uma ciência.

Não concordo, porém, que a psicanálise seja uma ferramenta clínica que se resume em si mesma, mas ela é mais uma ferramenta especializada no campo das neuroses. Não que não possa ser utilizada para outras patologias, mas acho que sua especialidade talvez seja essa.

Acho que a psicanálise não pode resumir a psicologia clínica da mesma forma que a física não resume a engenharia, que se utiliza de outras cadeiras para se estruturar. Mas sim, para mim, a psicanálise é para a clínica psicológica o mesmo que a física é para as engenharias.

Discordo totalmente da concorrência entre abordagens psicológicas. São ferramentas, são técnicas! Não existe mecânico de uma ferramenta só. Podem existir especialistas, como é o caso da medicina. Mas resumir todo um campo da saúde a uma técnica apenas talvez não seja sábio.

TCC, Análise comportamental, e outras técnicas são muito mais eficazes para transtornos psiquiátricos por conta da questão da psico educação. Nem todo mundo tem estrutura emocional para fazer associação livre logo no primeiro atendimento.

Transtornos como fobias, ansiedade, TDAH, Bipolar e outros, na minha clínica têm resposta melhor com técnicas comportamentais no início. Porém, quando a pessoa tem repertório de comportamento verbal para falar sobre suas dores, a associação livre se torna mais eficaz.

O próprio Skinner falou sobre comportamento verbal, e a própria neurociência através de algumas pesquisas já provou que isso que a gente chama de "talking therapies" também tem eficácia.

As teorias comportamentais e cognitivas também têm técnicas de "talking therapies", mas eu, particularmente, acho a estrutura da clínica psicanalítica mais eficaz. Opinião pessoal.

Eu posso mudar de ideia. Já mudei antes. Se quiser saber o que eu penso (ou já pensei) veja esses vídeos no meu canal:

 Esse texto foi publicado originalmente no Twitter. Você pode acompanhar a discussão aqui.

Comentários

Veja também:

Artigos populares