Lançamento de livro: A Neurose da Culpa

Quem me acompanha já há algum tempo sabe que eu sou escritor muito antes de ser psicólogo. Brinco com a pena desde os 12 anos quando concluí meu primeiro conto de ficção científica inspirado por enciclopédias ilustradas que meu pai tinha em casa e pelo incentivo de minha mãe a escrever bem. 

Não podia dar noutra, acabei me tornando um poeta de vocação antes mesmo saber o que era poesia. Enfileirei romances e contos na Amazon, cheguei a publicar por editora renomada na área de fantasia e fui convidado para eventos internacionais como é o caso da FLIP, onde foi chamado através de uma seleção de autores independentes da Amazon.

E chegou o dia em que os meus textos sobre psicologia deixam este blog e o YouTube para tomar as prateleiras em uma apresentação mais formal.

Na minha jornada de 13 anos dentro da psicologia, é impossível negar que o ofício que paga minhas contas no fim do mês não venha a influenciar minha escrita. Foram pensamentos, personagens, e até mesmo traumas que carreguei para a literatura. Mas nesse texto deixo a poesia de lado para falar do real.

A Neurose da Culpa é um texto com título pretensioso, mas que descreve com exatidão minha experiência atendendo pessoas com ansiedade tanto nas políticas públicas quanto nos ambulatórios de planos de saúde onde circulei.

O livro que usa a linguagem da psicanálise para articular com a clínica psicológica, sem deixar de falar da prática com crítica e ainda por cima citando ferramentas de outras abordagens, também se pretende como um esforço de compartilhar a minha prática e convocar a crítica.

A profissional de psicologia pode ver-se muitas vezes isolada. Já ouvi muito "a clínica da psicologia é uma ilha", e a experiência de ambulatório pode fazer com que isso se torne ainda mais angustiante, pois ali são apenas quatro paredes, você e alguém que sofre e que espera que você, profissional, tenha a solução para suas angústias.

E que venham as críticas ao texto, pois quero aprender com elas.

A Neurose da Culpa também terá uma edição impressa em breve, mas nesse momento se encontra a venda apenas em formato digital exclusivamente na Amazon Kindle. Assinantes do programa Kindle Unlimited, o Netflix de ebooks da Amazon,  podem ler o livro sem nenhum custo.

Comentários

Veja também:

Artigos populares