Você sabia que o Brasil é o país com mais pessoas que sofrem de ansiedade no mundo?

Cansei de atender pessoas que vieram encaminhadas de emergências cardiológicas ou até mesmo encaminhadas por profissionais de cardiologia devido a sintomas de ansiedade. É importante ressaltar que, na medicina, só se bate o martelo em relação aos transtornos vinculados à ansiedade através de um diagnóstico de exclusão, ou seja, a gente só considera que é ansiedade DEPOIS de descartar outras doenças.

Ou seja, tá com dor no peito e falta de ar, mesmo sabendo das dificuldades de acesso a saúde do nosso país, o ideal é procurar ajuda médica! Fez exames, e nada foi constatado? Aí sim, vamos falar de ansiedade.

No entanto, a ansiedade pode surgir por fatores ambientais e, no país mais ansioso do mundo (segundo a OMS), nós temos muitos motivos à nossa volta para ficar ansiosos. Estresse advindo do excesso de trabalho, da desigualdade social, instabilidade política e econômica além, é claro, da tendência genética a desenvolver transtornos mentais. Tudo isso somado pode nos fazer despertar os sintomas.

Interessante destacar que o diagnóstico de ansiedade não é uma “alta” como algumas pessoas pensam. Tem gente que vai dizer “se é coisa da minha cabeça, eu resolvo sozinho”. A ansiedade não tratada pode se transformar em condições mais graves como, por exemplo, a depressão. Fora que os sintomas da ansiedade como alterações no sono e outros podem causar problemas na sua saúde em geral, ou seja seu corpo também! Portanto, administrar a ansiedade é uma questão de saúde importantíssima.

Então, galera, façam seus check ups de rotina e bora botar a terapia em dia?

Comentários

Veja também:

Artigos populares