Viver a arte e viver de arte.

 O sonho de todo artista talvez seja viver apenas para fazer sua arte, o que no mundo em que vivemos é muito, mas muito difícil.

Vivemos numa sociedade funcionalista, isso significa que qualquer objeto ou comportamento só tem seu valor se ele "serve para alguma coisa". E esse servir "para alguma coisa" é, na verdade, servir ao capitalismo.

O funcionalismo é um conceito discutido em sociologia, psicologia social, políticas públicas bem como outras formas de se pensar a sociedade. Fala-se muito sobre funcionalismo quando pensamos em pessoas com deficiência e como elas são discriminadas por não, e aqui levantamos infinitas aspas, "poder servir a sociedade".

O próprio artista em si já foi visto muitas vezes como essa pessoa que "não serve para nada", ou até mesmo que "não gosta de trabalhar" sendo que o artista produz algo que, se pararmos pra pensar dois minutos, é algo essencial para a sociedade. Ele produz entretenimento, produz crítica, produz auto reflexão. Produz empatia pelo outro, produz união e muitos outros valores, aliás, por si só produz valor.

Mas, numa sociedade funcionalista só serve aquele que produz lucro não só para si, um lucro que conserva um poder obscuro nas mãos de poucos que já estão nessa posição de exploração há muitas gerações.

Comentários

Veja também:

Artigos populares