Bolsonaro, pandemia e os traumas da pobreza

Foto: uma pessoa carrega um urso de pelúcia em meio a um lixão. Fonte da imagem Diário do Comércio.

Hoje publicamos um texto no meu perfil do Twitter falando sobre a relação entre a pobreza, traumas psicológicos, a pandemia e o governo Bolsonaro. Clique aqui pra ver a discussão em tempo real. Ou leia o texto integral abaixo:

A pobreza deixa traumas, ou seja, sequelas psíquicas, mesmo que você a supere! O que isso tem a ver com o Governo Bolsonaro e a pandemia:

Eu já falei sobre como afeta o desenvolvimento cognitivo. Mas nesse texto de hoje vamos falar que além disso, quem supera a pobreza fica com sequelas. Mas se você tem interesse pelo outro assunto, leia a outra thread também:  

Um estudo publicado pela UnB (fontes no fim do artigo) em 2012 disse que pessoas pobres geralmente tendem a ser mais acometidas com transtornos mentais comuns. Isso faz sentido porque, apesar de uma provável tendência genética, esses transtornos têm fatores de influência ambiental. 

Encontramos também um artigo da Revista Portuguesa de Saúde Pública que traz evidências de que fatores sociais são fatores relacionados a doenças mentais.

Com a pandemia e a piora na economia, temos visto gente relatando que sofrem "gatilhos" que acionam memórias relacionadas a época da hiperinflação dos anos 80/90. Esse vídeo do canal Meteoro Brasil ilustra muito bem essa situação:

Bom, sobre a pandemia, eu já expliquei nesse vídeo quais são as sequelas psicológicas que a gente pode sofrer por conta de toda essa situação da pandemia, citando inclusive um estudo canadense da época do H1N1:

Então, agora sim. Uma opinião. Pobreza mata, pobreza limita nosso desenvolvimento cognitivo e portanto nossas possibilidades. E pobreza traumatiza.

Na clínica eu atendo muitas pessoas negras de classe média, e muitas delas demonstram dificuldades em superar comportamentos advindos do racismo e da pobreza. Algumas pessoas demonstram inclusive sintomas de estresse pós-traumático.

Eu (ainda) não consegui encontrar algum artigo que fale especificamente sobre isso, mas é algo que parece fazer certo sentido, tendo em vista que a privação de recursos básicos como comida pode sim impactar nossa mente.

Meu alerta é: nosso convívio social encontra-se extremamente prejudicado, sentimentos como insegurança social e financeira prevalecem nos discursos. E ainda por cima, os recursos para tratar tudo isso são cada vez mais escassos: 

É um tempo de cuidado pessoal, tanto da saúde física quanto psicológica. Os governos deveriam estar mais atentos a estas questões e é nosso dever enquanto sociedade cobrar isso!

FONTES:

Comentários

Veja também:

Artigos populares